Não é receita, mas recomendo...

Essa seção destina-se à indicação de produtos que considero de ótima qualidade para uso nas receitas e/ou como consumo no dia-a-dia. Ressalto que não ganho nada com a divulgação dos mesmos (mas bem que podia, né?! Nem que fosse umas amostrinhas para uso - rs.), é meramente minha opinião baseada em gosto pessoal e muitas vezes endossada pelos meus familiares e mais próximos. Aproveite.....

Doce de Leite Viçosa

Produto genuinamente brasileiro, fabricado no Campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, Minas Gerais. Desde 2000 ganha, anualmente, o prêmio de "Melhor doce de leite do Brasil" segundo o Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Então não é para menos que o sabor e textura ganhe também os paladares e corações de tanta gente, incluindo o meu (rs)..

Ele é um doce de leite bastante cremoso e, na minha opinião, é doce na medida certa, ou seja, nem muito "açucarado" nem sem gosto. Por sua cremosidade, é ótimo para recheios de bolos, cupcakes e pavês. Cai muito bem com um queijinho (também mineiro, por que não uai?) ou simplesmente puro, em temperatura ambiente ou levemente geladinho.


É bem verdade que para coberturas trabalhadas feita com bicos de confeiteiro, ele não é o doce de leite ideal, pois precisaria ter consistência mais pastosa para "aguentar" o desenho. Entretanto, como gosto muito dele já o usei para o Bolo de Churros e para cobrir cupcakes como na foto acima.


Mais informações no site oficial: https://www.produtosvicosa.org.br/


Creme de Leite Fresco Verde Campo

Certas receitas pedem o uso de creme de leite fresco em razão deste possuir maior concentração de gordura do que os comercializados em lata ou caixinha. No Brasil não é muito fácil encontrá-lo em qualquer supermercado e, sim, ele é um pouco mais caro que os outros tipos, mas ainda assim acho que vale a pena.

Encontramos o creme de leite fresco com o nome de Creme de Leite Pasteurizado e a quantidade de gordura fica entre 30 e 35%. Para se ter uma ideia, a quantidade de gordura do creme de leite de caixinha fica entre 17 e 25%, enquanto na versão de lata fica entre 20 e 25%.

Um dos usos mais comuns do creme de leite fresco é batê-lo até o ponto de virar chantilly, o que é bem melhor do que comprar o chantilly já pronto. Isso porque na versão pronta é adicionado aromatizantes, adoçantes e outras químicas, e quando você prepara o seu próprio chantilly, você pode dosar a quantidade de açúcar, no caso de querer uma versão mais doce.

Bem, depois dessa mini-explicação sobre o que é o creme de leite fresco, venho contar que o meu preferido é o da marca Verde Campo. Ele é mais concentrado que o de outras marcas. Costumo comprar em um hortifrúti perto de casa, mas já comprei algumas vezes no Supermercado Extra. Não encontrei em outros supermercados. Todas as receitas publicadas no blog que levam creme de leite fresco foram feitas com esse. Já usamos de outra marca, mas o resultado não foi o mesmo, então não vale a pena nem mencionar.

Mais informações no site oficial: http://www.verdecampo.com.br/

Um comentário:

  1. Nossa que delicia, uma receita melhor que a outra e o melhor de tudo fácil fácil. Parabéns (:

    ResponderExcluir