Ingredientes:
(Para a massa):
4 ovos em temperatura ambiente
230g de açúcar
½ colher de chá de sal
2 colheres de chá de baunilha
200g de farinha de trigo
10g de fermento em pó
10g de canela em pó
200 ml de leite em temperatura ambiente
30 ml de óleo de canola
(Para o recheio e cobertura):
800g de doce de leite pastoso ou 2 latas de leite condensado cozidas em ponto firme – 1 hora depois de pegar a pressão
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó – 10g
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre o fundo de 2 formas de 20 cm com papel manteiga. Peneire juntos a farinha, o fermento e a canela. Reserve. Em outra tigela, misture o leite e o óleo. Reserve.
Bata na batedeira os ovos, o sal e o açúcar em velocidade alta por 20 minutos (depois de bater 10 minutos junte a baunilha). Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente 1/3 da mistura de farinha. Em seguida acrescente 1/2 do leite e repita o processo, terminando com a mistura de farinha. Distribua nas formas e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. Esse tempo pode variar dependendo da potência do forno. Faça o teste do palito, mas ele não sairá totalmente seco. Deverá sair um pouco de massa. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Desenforme os bolos somente depois de frios. Coloque um dos bolos na travessa que irá servir. Polvilhe com o açúcar e a canela misturados. Cubra com uma camada generosa de doce de leite. Você pode usar uma espátula, as costas de uma colher, ou um saco de confeiteiro. Só não coloque muito recheio nas bordas, pois o peso do bolo de cima irá fazer com que o doce de leite escorra. Coloque o outro bolo por cima, com cuidado, sem pressionar muito. Polvilhe com o açúcar e a canela misturados. Coloque o doce de leite em um saco de confeitar com um bico estrela largo. Faça flores com o doce de leite, começando do centro para as bordas, em toda a superfície do bolo. Inicie pela parte externa do bolo.
Dicas:
1- P.S.: não estou ganhando nada para mencionar as marcas abaixo, mas achei relevante como uma forma de orientação.
2- A quantidade de canela utilizada nessa receita deixa seu gosto bastante acentuado. Você pode diminuir a quantidade se quiser. Pra quem gosta de canela, o sabor fica ótimo!
3- O doce de leite ideal para esse bolo é o pastoso. Como eu tinha em casa o da marca Viçosa, acabei utilizando esse. Como ele é muito cremoso, as flores acabam não conservando muito o formato. Ficam bonitas, mas depois de um certo tempo, perdem um pouco a forma, sem descaracterizar as flores. Contudo, o sabor do doce de leite supera qualquer "imperfeição" (rs)...
4- As flores foram feitas com o Bico 2C da marca Wilton.
Receita baseada no site Escola de Bolo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário