sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Semifreddo de Limão Siciliano (versão fácil)


Ingredientes:
1 lata de leite condensado (395g)
Suco e raspas de 1 limão siciliano
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco (bem gelado) (360ml)
Filme plástico ou saco para guardar alimento no freezer

Modo de preparo:
Inicie colocando o creme de leite fresco no freezer. Escolha o modelo de refratário que vai utilizar e que possa ir ao freezer. Pode ser uma forma de bolo inglês, um refratário redondo, ou uma forma de muffim/cupcakes, se a intenção for fazer porções individuais, como as que fiz.

Molhe levemente por dentro a forma/refratário com água e forre o fundo e as laterais com filme plástico, deixando sobrar nas laterais. A sobra irá servir para cobrir o creme, evitando que crie gelo em sua superfície. Tente deixar o filme plástico o mais liso possível, para não deixar o sorvete muito marcado depois de desenformado. Mas, se ainda assim, ficar marcado e você quiser deixar mais liso, basta mergulhar uma espátula ou uma faca sem serra na água quente e "alisar" a superfície. (Eu não fiz isso no meu).

Antes de espremer os limões, raspe a casca em uma tigela. Evite raspar a parte branca, pois ela costuma deixar gosto amargo, raspe apenas a amarela. Acrescente o leite condensado e o suco do limão siciliano. Mexa bem até incorporar tudo. Retire o creme de leite fresco do freezer e bata na batedeira até formar picos firmes. Transfira aos poucos o creme batido para a tigela do leite condensado e com uma espátula misture tudo delicadamente, com movimentos de baixo para cima.

Despeje o creme na(s) forma(s) com o plástico filme. Cubra o creme com a sobra do plástico e leve ao freezer por, pelo menos, 4 horas. Pode deixar de um dia para o outro.

Retire do freezer no momento em que for servir o semifreddo, pois ele deve ser servido congelado. Coloque no prato em que vai servir e retire o plástico. Decore com frutas, caldas ou geleias e sirva. No meu caso, decorei o prato com chocolate em pó e gotinhas de chocolate. Sobre o semifreddo coloquei a calda de chocolate cuja receita está aqui. Por cima da calda, algumas raspinhas de limão siciliano para enfeitar.

Rendimento: 12 a 14 unidades tamanho "cupcake".

Dica: para evitar que as raspas de limão siciliano ressequem até o momento de enfeitar o sorvete, guarde-as em um recipiente fechado, em temperatura ambiente.




Receita baseada no site Xícara de Chá:

2 comentários:

  1. Gostei obgdd, mas cono se faz o semifreddo original? Gostaria de saber pq o q eu vi na massa leva açúcar, gemas de ovo as raspas do limão e o suco dps bate na batedeira e dpps coloca no fogo em banho maria ate chegar a 75°graus por ai.. Dps fazemos o chantilly c o creme de leite e misturamos a massa e logo dps levamos ao frezeer, bom, o q eu queria msm saber era se se eu fizer ele sem medir a temperatura sera q tem algum problema? Ou senão qual fica mlr esse ou o q vc postou?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, para ser sincera eu nunca fiz a receita de Semifreddo original, que realmente leva açúcar e gemas como você disse e comparada a essa receita são substituídos pelo leite condensado. É a mistura de açúcar e gemas que vai no fogo em banho-maria, o qual serve para cozinhar as gemas e não deixar gosto de ovo. Em relação à temperatura, acredito que o melhor seja medir com um termômetro culinário, mas se não tiver uns 15 minutos em banho-maria já deve atingir essa temperatura. Como eu disse, não provei o Semifreddo original, mas posso garantir que a versão postada aqui fica deliciosa! E é bem mais simples de ser feita... Espero ter ajudado.

      Excluir