quinta-feira, 21 de maio de 2015

Omelete de Queijo e Linguiça Defumada


Ingredientes:
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
1/2 linguiça calabresa defumada
1/4 de cebola (opcional)
Sal a gosto
Pimenta do reino (opcional)
Ervas a gosto (opcional)
Azeite (para untar)

Modo de preparo:
Corte a linguiça e a cebola em pedaços pequenos e reserve. Rale o queijo no ralador grosso ou corte em tiras grossas e reserve. Esquente uma frigideira antiaderente pequena, coloque um fio de azeite e acrescente a cebola e a linguiça para fritarem em fogo médio. Caso não use cebola, pode fritar a linguiça em sua própria gordura, dispensando o azeite. Acrescente as ervas de sua preferência. Deixe que fritem até dourar.

Enquanto isso, bata ligeiramente os ovos em uma tigela, apenas para desmanchar a gema. Tempere os ovos batidos com uma pitada de sal e a pimenta do reino. Misture. Acrescente o queijo e misture para incorporar no ovo. Quando a linguiça e cebola estiverem fritas, abaixe o fogo para o mínimo, dê uma "arrumada" na linguiça para que não fiquem muito próximas e despeje, com cuidado, a mistura de ovo com queijo por cima. Abafe com a tampa de uma panela e deixe cozinhar até que a parte de baixo fique firme. Com cuidado, vire o outro lado para dourar.



Dicas:
1. Para as ervas, usei tomilho seco. Para o queijo, usei o gruyère, mas pode ser qualquer um que derreta com facilidade, como a mussarela, por exemplo, desde que não seja um queijo muito salgado.
2. É bem mais fácil fazer em uma omeleteira, mas na falta dessa, dá para usar a frigideira com certo cuidado. Então, se tiver dificuldade na hora de virar a omelete, coloque ela primeiro em um prato (de preferência mais largo que a frigideira) e então apoie a frigideira por cima do prato e vire a omelete de volta. Como se estivesse virando um bolo no prato. =)
3. Outro ponto de atenção é observar o tempo de cozimento da omelete porque a frigideira já vai estar bastante quente, mesmo tendo diminuído o fogo, então cuidado para não queimar o primeiro lado. Se achar que está muito quente, desligue um pouco o fogo antes de colocar os ovos.



Receita baseada no site Panelaterapia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário