terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Pastelão de Forno (assado)


Ingredientes:
Massa de pastel em rolo
Queijo muçarela
1 xícara de linguiça calabresa (fininha) picada
1/2 cebola picada
1 tomate sem semente picado
Temperos do recheio: sal, pimenta, azeite e orégano
1 gema de ovo para pincelar (ou azeite)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 200ºC (temperatura média). Misture a calabresa, o tomate e a cebola. Tempere com 1 colher de azeite, sal, pimenta do reino e orégano a gosto.

Abra um retângulo com a massa de pastel do tamanho que desejar e que couber na sua assadeira. Coloque o recheio de sua preferência no centro no sentido do comprimento, sem atingir as bordas, porque elas serão fechadas (deixe mais ou menos uns 3 dedos de massa sobrando). Molhe um pouco as bordas da massa com água e dobre como um envelope.

Coloque em uma assadeira untada com bastante azeite (ou óleo) com as dobras feitas no pastelão para baixo. Outra opção para não grudar: pincele azeite na assadeira, coloque uma folha de papel manteiga, unte com mais azeite em cima da folha e coloque o pastelão sobre ela.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. Retire o papel, pincele a gema de ovo com um pouquinho de água (ou azeite) em cima da massa e leve novamente ao forno para dourar sem o papel (mais ou menos por cerca de 15 minutos). Observe quando a superfície estiver douradinha e ele estará no ponto.

Dicas:
1- Pode ser utilizado outros tipos de recheios. Só não use recheio muito úmido ou que solte líquido para não deixar a massa mole, nem furar o pastel.
2- Com um rolo de massa de pastel é possível fazer até 3 pastelões que servem até 4 pessoas.


Receita original do site Panelaterapia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário