quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bolo de Kit Kat & M&M


Ingredientes:
Para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo (360g)
1 e 1/2 xícara de chocolate em pó (135g)
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
2 e 1/2 xícaras de açúcar refinado (450g)
6 ovos
1 e 1/4 xícara de óleo de canola, milho ou girassol (300ml)
1 e 1/4 xícara de leite (300ml)

Para o recheio e cobertura:

3 latas de leite condensado
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Para a montagem:

14 a 16 pacotes de Kit Kat
1 pacote grande de M&M ou outro confeito (500g)
1 fita para arrematar

Modo de preparo:
Para a massa:
Unte e polvilhe com farinha de trigo duas assadeiras redondas de 20 a 24 cm de diâmetro (usei uma de mais ou menos 23 cm). Preaqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve. Em outra tigela, misture o leite e o óleo. Reserve.

Na batedeira, use o batedor de arame (fouet), e em velocidade alta bata os ovos com o açúcar até ficar clarinho e dobrar de volume. Diminua a velocidade para o mínimo e junte a mistura de leite/óleo e os ingredientes secos peneirados aos poucos, sem parar de bater, até ficar homogêneo, mas não bata muito para não deixar a massa "pesada". Caso seja necessário, termine de misturar os ingredientes com uma espátula. Divida a massa entre as assadeiras preparadas (cuidado para não encher muito se elas forem baixinhas). Asse por mais ou menos 30 minutos (esse tempo pode variar dependendo do forno), até passar no teste do palito. No meu forno levou em média 45 minutos e o palito não saiu totalmente limpo, isso porque a massa fica bem fofinha e úmida.


Deixe amornar e desenforme sobre duas folhas de papel alumínio ou papel manteiga. Deixe esfriar completamente e nivele (se necessário), cortando o topo do bolo que ficou arredondado. Tente deixar reto, mas não se preocupe muito em ficar perfeito.


Para o recheio e cobertura:

Faça um brigadeiro branco "quase mole" misturando o leite condensado com a manteiga/margarina em forno baixo, até começar a desgrudar do fundo. Não deixe atingir o ponto de brigadeiro. Deixe esfriar em temperatura ambiente até chegar a uma consistência "espalhável" com espátula.

Para a montagem:

Coloque uma das massas já frias e niveladas sobre o prato de servir e espalhe um terço da cobertura com uma espátula ou as costas de uma colher. Cubra com a outra massa e meça a altura com uma régua - se o bolo ficou mais alto que a altura dos palitinhos de chocolate, acerte com uma faca de serra, tentando deixar reto. Espalhe o restante da cobertura sobre o bolo e nas laterais, cuidando para que não sujar o prato. Não precisa fazer uma camada muito grossa de creme.

Quebre o Kit Kat, separando os palitinhos individualmente e cole-os por toda a lateral do bolo, bem próximos e no mesmo sentido. Cubra o topo com M&M ou com outro confeito. Com a fita, amarre toda a volta do bolo e arremate com um laço.





Dicas:
1- O bolo não deve ficar mais alto que a altura dos palitinhos de chocolate, nem muito baixo. Na dúvida, utilize uma régua que não haverá erro.
2- Ao invés de usar Kit Kat, pode ser utilizado dedinhos de chocolate, tubinhos de wafer ou qualquer chocolate em palitos.
3- No lugar do M&M também é possível usar Confetti, balinhas de chocolate ou chocoballs.
4- O recheio pode ser trocado por uma cobertura com chocolate meio amargo. Veja a sugestão na receita original.



Receita original da massa do bolo no site The Cookie Shop

Nenhum comentário:

Postar um comentário